quarta-feira, 22 de abril de 2015

Resenha - Por lugares incríveis




Titulo: Por lugares incríveis 
Autor/a: Jennifer Niven
Editora: Seguinte


    "Existem lugares que precisam ser vistos. Talvez ninguém nunca vá até lá nem valorize esses lugares nem se dê o trabalho de pensar o quanto são importantes, mas talvez o menor deles tenha algum significado.Se não tiverem pros outros, talvez tenham pra gente.  Finch, Pag. 42."

   
Theodore Finch e Violet Markey se conhece de verdade  em circunstâncias nada usuais. Eles estão no alto da torre do sino da escola.
    Até esse momento eles vivam em mundo (socialmente falando ) diferentes. Violet tinha uma vida perfeita, amigos  e namorado populares e uma futura carreira de escritora (todas as portas estavam aberta para ela), porem tudo isso deixa de fazer sentido depois do acidente de carro, no qual sua irmã Eleanor morre. Theodore sempre faz o que quer, a sua personalidade imprevisível acaba criando problemas para ele ( ele e perseguido pelos outros garotos) além de ter longos períodos de depressão e te que lidar com problemas em casa.

    "Por sobre o ombro de Ryan, vejo Theodore Finch passar como um pavão. Acena com a cabeça, como se soubesse de algo que não sei, e segue em frente. Violet, Pag. 29 ."




   Ele se encontram lá no alto da torre (cada com sua dor e seus problemas) e no fim um ajuda o outro a  sair dali.  Depois desse primeiro encontro ele são designados para fazer um trabalho de geografia junto. Nesse trabalho eles terão quer visitar lugares incríveis do estado onde vivem.
Nessas visitas surge uma amizade verdadeira, (eles podem ser eles mesmos, sem mascaras ou sorrisos falso) e um tenta salvar o outro.

  
  "Porque estar desperto faz com que tudo na gente esteja vivo e pulsante e compense pelo tempo perdido. Finch, Pag.35"


  Esse livro é lindo fala de amizade e amor, vida e morte andam lado a lado. Constantemente eles são assombrado por suas dores e sua confusão. E fazem de tudo um para o outro seja feliz (tenha vontade de viver) e continue vivendo. Os capítulos são divididos pelos pontos de vista da Violet e do Finch.


  "Não organizamos. Quando andamos por aí, precisamos estar presentes de verdade, não enxergando através de lentes. Violet, Pag. 85."


O amor se torna uma corda salvadora e faz com que as coisas simples, os lugares mais inusitados       ( que por muitos passam despercebidos) seja mágicos e únicos.


" O problema das pessoas é que elas esquecem que na maior parte do tempo o que importa são as pequenas coisas. Violet, Pag.134."





" O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa. Violet, Pag. 316."

Nenhum comentário:

Postar um comentário