quarta-feira, 8 de julho de 2015

Tanabata Matsuri, Festival das Estrelas: O Festival do amor entre estrelas





     Nesse sábado dia 4 de julho aconteceu um evento na Liberdade relacionado com a cultura japonesa. Eu sou muito fã da cultura japonesa, mas nunca tinha indo para o bairro da Liberdade. Quando eu recebi um convite no facebook de uma amiga que também é apaixonada pelo Japão, não pensei duas vezes em participar desse evento.

     Esse festival tem uma historia muito bonita. E uma lenda japonesa conta a origem do Tanabata Matsuri, Festival das Estrelas.

     Há muito tempo, morava próximo da Via-Láctea, uma linda princesa chamada Orihime, a "Princesa Tecelã". Certo dia Tentei, seu pai o "Senhor Celestial", apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu, o "Pastor do Gado" (também conhecido como Hikoboshi), acreditando que este fosse o par ideal para ela.


       Os dois se apaixonaram perdidamente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias. 


     Indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea. Essa separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime.



       Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém, somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.

     Na mitologia japonesa, este casal é representada por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).

     Em todas as ruas haviam esses enfeites lindos que representavam as estrelas.



   O festival teve início há mais de 1.150 anos, na Corte Imperial, e em 1603 tornou-se feriado nacional no Japão.

  No Brasil, o Festival das Estrelas / Tanabata Matsuri é realizado desde 1979 pela ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade e pela Associação da Província de Miyagi, na praça da Liberdade, em São Paulo, sempre no mês de julho. No Japão, o festival de Tanabata é realizado em várias cidades, mas o de Miyagui é o mais tradicional. Lá se realiza em agosto, para aproveitar as férias de verão das escolas.





   Em todos os lugares haviam esses bambus com os pedidos das pessoas.



    No festival, as ruas do bairro e a praça da Liberdade são decoradas com grandes ramos de bambu que recebem a ornamentação de enfeites coloridos de papel que simbolizam as estrelas. Nesses bambus são pendurados os tanzaku, pequenos pedaços também coloridos de papel onde as pessoas colocam seus pedidos.



      Esse evento tem Shows de cantores (temático), taikô, dança folclórica e variedades fazem parte das atrações do Tanabata Matsuri, que é a principal atividade anual do bairro.



Tinha muita variedade de comidas tipicas japonesa.


      Rsrs eu experimentei soverte frito.





  Biscoito da sorte.



A minha sorte de sábado.


 Eu comprei um amuleto de coragem.

  Esse é Daruma um talismã que representa persistência e sabedoria. A tradição é pintar um dos olhos quando se faz um pedido e quando seu pedido for realizado pintar o outro olho.

  Os gatos nessa pose simbolizam sorte.

 Ave sagrada e popular no Japão o Tsuru. Pode não parecer mais é uma dobradura ai rsrs.


E por fim um simbolo do meu signo.


Essa na foto junto comigo é a minha irmã. A pessoa que arrasto para os eventos mais diferente possíveis rsrsrs



  

Foi um sábado chuvoso, mas, o festival estava lindo, encantador que ninguém se importava, as ruas estavam lotadas. Havia todos os tipos de pessoas, desde os descendente de japoneses há apreciadores da cultura japonesa. Foi um evento inesquecível, que eu espero pode repetir dos os anos.


Bom, espero que vocês tenham gosta desse post, e logo estarei trazendo mais posts de eventos e outras coisas que envolvam cultura e literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário