segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Resenha: Passarinho



Ficha Técnica:

Nome do livro: Passarinho
Autor: Crystal Chan
Páginas:222
Editora: Intrínseca


    Olá, como vocês estão? Essa semana eu trouxe um livro que estava na minha lista de livros para ler esse ano, é o livro Passarinho da Crystal Chan. Devo falar que esse livro me surpreendeu muito, a historia com linguagem simples, mas que passa grandes lições.


Sinopse:

        O avô de Joia parou de falar no dia em que matou o irmão dela. O menino se chamava John, e achava que tinha asas. Subia e saltava do alto de qualquer coisa, até ganhar do avô o apelido de Passarinho. Joia não teve a chance de conhecê-lo, pois Passarinho se jogou do penhasco bem no dia em que ela nasceu. Ainda assim, por muito tempo ela viveu à sombra de suas asas. 

       Agora, aos doze anos, Joia mora em uma casa tomada por silêncio e segredos. Os pais culpam o avô pela tragédia do passado, atribuem a ele a má sorte da família. Joia tem certeza de que nunca será tão amada quanto o irmão.

      Até que ela conhece um garoto misterioso no alto de uma árvore. Um garoto que também se chama John. O avô está convencido de que esse novo amigo é um duppy — um espírito maldoso —, mas Joia sabe que isso não é verdade. E talvez em John esteja a chave para quebrar a maldição que recaiu sobre sua família desde que Passarinho morreu. 



Trechos do livros:


"Ninguém nunca me disse que eu deveria manter em segredo minhas idas ao penhasco, mas os adultos têm dessas coisas: as regras mais importante são as que nunca são ditas, e são as que vão deixá-los com mais raiva se você desrespeitá-las." (páginas 8 e 9)

"-Sabe, estrelas são como joias- disse John, de repente. - Mas elas não brilham como as pessoas pensam. Aos nossos olhos as estrelas parecem piscar porque as ondas de luz refratam nas camadas da atmosfera" (página 11)

"Se você entrega muito de si a alguém, rápido demais, essa pessoa pode simplesmente ir embora e levar tudo. E quando se trata de alguém como eu, que já não tenho muito de mim, bem, é preciso ter cuidado redobrado."(página 12)"

" Não existem coincidências na vida - o que não passa de um jeito elegante de dizer que, por mais misterioso, insano ou impossível que seja, o que tiver que ser, será."(página 13)

"É quase como se tivéssemos medo das palavras. Elas pairam no ar, sem serem ditas, e quando percebem que não serão utilizadas, murcham e morrem."(página 34)

" Por que tentar fazer alguém compreender certas coisas pode levar mais que uma vida, enquanto outras pessoas leva apenas poucos instantes?"(página 87)

"Acho que as pessoas podem ter mais de uma camada, assim como a terra, estratos diferentes empilhados um sobre o outro. Se você cavar, pode descobrir outra camada em alguém. E às vezes essas camadas podem se surpreendentes." (página 179)



   O livro traz a historia de Joia e sua família. Desde a morte de seu irmão- no mesmo dia de seu nascimento- Joia tenta desesperadamente preencher o vazio que seu irmão deixou. Em sua casa as coisas importantes não são ditas, o silencio é usado como um escudo para proteger os segredos da casa. Porém tudo começa a mudar quando Joia conhece um garoto, que também se chama John - o nome do seu irmão que morreu- o seu mundo será mudado para sempre.

  A historia  trata de mais assusto "pesados", religião, misticismo, morte, tristezas, preconceitos raciais, porém dosado de muitos momentos leves e alegre. A autora sobre nos mostrar a personalidade de Joia,  suas confusões, medos e esperanças.

   Enfim o livro é lindo, emoção na certa. O livro é narrado do ponto de visa de Joia. Bom eu espero que vocês tenham gostado da resenha, e logo estarei trazendo mais resenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário