quinta-feira, 16 de junho de 2016

Resenha: Palavra é Arte




                                                 (Imagem do Skoob)






Ficha Técnica:

Nome do livro: Palavra é Arte - Poesia - Coletânea de vários autores
Autor: Alberto Valença Lima, Hélio Baragatti Neto, Alessandra da Silva dos Santos, Alana Cristina Ferreira, Alan Milhomem, Arthur Ribeiro da Silva, Guerreiro Tharley, Márcia Ramos, Renata Braga Freitas, Ângelo Martins
Páginas: 160
Editora: Palavra é Arte


     Olá, em algum dos posts antigo eu já tinha admitido meu amor pela leitura, o fato de ler praticamente de tudo um pouco e de sempre ler livros diferentes e de novos escritores tanto nacionais como internacionais. A resenha de hoje nos mostram não só o amor pela leitura, mas o amor pela escrita, pois os livros "nascem" assim, da necessidade de expressar tudo aquilo que estava em sua alma. Nosso querido Alberto (assim como eu, colaborador do blog Meu Pequeno Vicio Aqui e dono do blog Verdade de um ser Aqui  ) além de criticamente e sensível em sua visão unica da sétima arte se dedica a doce e desafiadora arte de escrever  poesias. 




 Sinopse:


         Coletânea de poesias de diversos autores que fazem da poesia uma forma de comunicação com o mundo. A´poesia tem uma estreita relação com a arte e, essencialmente com a beleza. Ela é, em si, a síntese de todas as demais manifestações de ordem estética ou comunicativa. Sem ela de que nos serviria a pintura, a escultura, a música, a dança?

       Alberto Valença Lima publicou em 2014 um poema de sua autoria numa antologia e, desde a infância, gostou de escrever. É poeta e escritor no Recanto das Letras e tem um blog chamado Verdades de um Ser desde 2006, onde escreve sobre literatura, cinema, música e outros assuntos do cotidiano. Nesta coletânea ele publica 15 de seus poemas e uma carta escrita para uma ex namorada. (Sinopse do Skoob)



Trechos do livro:


Estes versos,  hoje tão tristonhos,
se mancham de alegria na janela,
a molhar a camisa, que nos sonhos,
chegam iluminando com vela.

(página 20, Saudades de você, Alberto Valença Lima)


       Esse livro é um projeto, onde vários escritores tem quinze poemas publicados cada um. O livro não segue um tema, mas, apesar de não ter um "tema" estabelecido, todos os autores escreveram um ou mais poemas que falam de saudades. Os estilos de escritas, de emoções são únicos para cada autor, todos os poemas tem o nome do escritor embaixo. O livro é cheio de ilustrações simples que rementem a natureza, a simplicidade da vida, porém cheia de beleza, assim como as poesias do livro, que são belas, sonoras e presente no nosso dia a dia, nas situações vividas por todos nós.

     Alguns dos poemas que mais gostei são os mais sonoro, com a estrutura mais "clássica"(com os versos com a terminação de palavras iguais)  da poesia,  sonetos ( com quatro estrofes duas com quatro versos e duas com três versos):  Pela minha janela hoje, Versos na surdina, Para minha mãe e Soneto da saudade, Saudades de você,  Pequena carta para Ray Charles, Flores, Um samba de amor, O que sou?  Toxina sinistra, Pardalzinho do telhado, Para a alma não existe disfarce e Cura-me. 

       Enfim, é um bom livro. Uma leitura rápida, porém cheia de conteúdo,  pois cada poema é um universo, uma situação, uma ação diferente, de cada escritor, que usou de sua experiencia, e extraiu de sua vida, arte da poesia, onde transformou o sentimento, na mais pura arte. É transformar uma carta, uma mensagem em poema, nos deixando assim, a ideia ( a certeza) de que a vida e a poesia estão lado a lado.

      Eu espero que vocês tenham gostado da resenha, leiam o livro, que foi escrito com muito carinho, e se também gostam de poesia,  me deem sugestões de livros e de poetas. É sempre bom conhecer novos escritores e livros. 

       

3 comentários:

  1. Olá Dany, sinto-me lisonjeado por você ter gostado dos meus poemas e muito feliz com a sua adorável resenha sobre o meu livro. Bem detalhada e mostrando bem as qualidades do livro. Fico agradecido por tudo e desejo ao seu blog muito sucesso e a você muitas felicidades e também sucesso e realizações. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alberto, ler suas poesias e poemas é um passeio por sentimentos, fantasias e realidades de quem escreve e de quem ler. Ler um livro é ficar imaginando conhecer lugares, culturas, culinárias nunca vista antes, mas ler poesias é como penetrar no âmago do autor e conhecer um pouco do íntimo mais íntimo dele e nos identificar entre textos. Parabéns Alberto, por ter o dom de passear com as palavras em versos, nos emocionando. Aguardando o próximo livro! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Quando escrevemos algo e publicamos, estamos colocando nossos sentimentos, pensamentos, as vezes até desabafando um acontecimento em nossas vidas, ou um amor perdido ou até um encontro de almas. Com nossas palavras escritas, atingimos uma gama de pessoas que compartilham conosco, sentimentos parecidos e até quem nunca se identificou com elas. Escrever poesias, poemas, textos, crônicas é um DOM, mas também uma satisfação interior de passar conhecimentos com sentimentos, para um mundo eclético como o nosso. Parabéns Alberto, por sua sensibilidade com as palavras e por levar carinho e leveza para nossos corações. Bjs no seu coração.

    ResponderExcluir